Nosso Blog
A patologia neurodegenerativa progressiva do mal de Alzheimer
16/12/2025 - Redação
A demência é uma condição caracterizada pelo comprometimento de diversos domínios cognitivos, como memória, julgamento, desorientação e confusão, resultando em um declínio funcional significativo do indivíduo. Estes comprometimentos têm implicações diretas na qualidade de vida da pessoa que vive com demência, aumentando o ônus para famílias e a sociedade em geral.
A asma é definida como uma patologia crônica
16/12/2025 - Redação
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores que se caracteriza, clinicamente, por aumento da responsividade dessas vias a diferentes estímulos, com consequente obstrução ao fluxo aéreo, de forma recorrente e, tipicamente, reversível. A prevalência de sintomas de asma entre adolescentes no Brasil está entre as mais altas do mundo. Um estudo internacional mostrou prevalência média de broncoespasmo nessa população de aproximadamente 20%, semelhante ao reportado em uma publicação da Organização Mundial da Saúde para adultos de 18 a 45 anos de 70 países que indicou que 23% dos brasileiros tiveram sintomas de asma. No entanto, apenas 12% da amostra tinha diagnóstico clínico dessa doença.
Conheça a condição metabólica da dislipidemia
16/12/2025 - Redação
A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante, pelo desenvolvimento da aterosclerose. Na aterogênese, o papel do colesterol total, particularmente o contido nas partículas de lipoproteínas de baja densidade, o LDL-C, foi constatado em uma série de estudos observacionais e experimentais das últimas décadas, passando por estudos pré-clínicos, patológicos, clínicos e genéticos, em diferentes populações. Os trabalhos iniciais relacionaram o colesterol total com doença arterial coronariana (DAC).
Os sintomas silenciosos da hipertensão arterial
16/12/2025 - Redação
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica de causa multifatorial, caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial, geralmente não associada a sintomas. Contudo, frequentemente, é associada às alterações funcionais ou estruturais de órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.
Os sintomas e as causas da doença de Chagas
16/12/2025 - Redação
A doença de Chagas (tripanossomíase americana) é uma condição infecciosa aguda e crônica causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. A transmissão da doença de Chagas pode ocorrer de diferentes formas: contato com fezes/e ou urina de triatomíneos hematófagos (insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, chupança, fincão, furão, bicudo, percevejão, bicho-de-parede, bicho-de-parede-preto, percevejo-do-sertão, percevejo-francês, percevejo-gaudério, etc.)
A mortalidade e a cura do tétano
09/12/2025 - Redação
O tétano é uma doença grave causada pela bactéria Clostridium tetani, que pode causar rigidez muscular e espasmos dolorosos. A bactéria está presente no solo, poeira e fezes de animais e entra no organismo através de ferimentos na pele. A principal forma de prevenção é a vacinação, com reforços a cada dez anos. Em caso de ferimentos, é fundamental limpar a ferida, procurar atendimento médico e garantir que a vacinação esteja em dia.
Os tipos mais comuns das doenças da pele
09/12/2025 - Redação
As doenças de pele mais comuns incluem a acne, dermatite atópica, psoríase, melasma e rosácea. Outras condições frequentes são as micoses (como o pé de atleta), dermatite de contato, vitiligo e urticária. O câncer de pele também é uma das doenças de pele mais prevalentes e graves.
As diretrizes terapêuticas da hidradenite supurativa
09/12/2025 - Redação
A hidradenite supurativa, acne inversa ou doença de Verneuil é inflamatória, crônica e recorrente dos folículos pilosos. De causa multifatorial, é influenciada por fatores intrínsecos como predisposição genética, alteração hormonal, hipertensão, dislipidemias ou resposta inflamatória sistêmica exacerbada; e fatores extrínsecos relacionados com obesidade, tabagismo, diabetes, atrito mecânico e o uso de alguns medicamentos como lítio, anticonceptivos, isotretinoína, entre outros.
O quadro clínico da hemoglobinúria paroxística noturna
09/12/2025 - Redação
A hemoglobinúria paroxística noturna é uma doença rara, com incidência anual estimada de 1,3 novos casos por um milhão de indivíduos. Há pouca informação epidemiológica sobre esta doença, não apenas por sua raridade, mas também pela dificuldade de seu diagnóstico. A HPN clínica pode ocorrer em qualquer idade, mas a maioria dos pacientes é diagnosticada entre a terceira e a quinta décadas de vida. Afeta homens e mulheres na mesma proporção, sem relação hereditária comprovada.








