Nosso Blog
A caracterização do lúpus eritematoso sistêmico
18/11/2025 - Redação
O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença autoimune multissistêmica caracterizada pela produção de autoanticorpos, formação e deposição de imunocomplexos, com consequente inflamação em diversos órgãos, que pode resultar em dano tecidual e disfunção de órgãos.
As causas médicas da febre amarela
18/11/2025 - Redação
A febre amarela é uma doença viral aguda transmitida por mosquitos, que pode causar sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, icterícia (pele e olhos amarelados) e, em casos graves, hemorragias e falência de múltiplos órgãos. A prevenção se baseia na vacinação, que é a principal ferramenta de controle, sendo geralmente administrada em dose única para pessoas a partir de 5 anos de idade. A transmissão ocorre por meio de dois ciclos: o silvestre (em áreas de mata, por mosquitos como Haemagogus e Sabethes) e o urbano (em áreas de cidade, pelo mosquito Aedes aegypti).
As terapêuticas clínicas da hipertensão arterial pulmonar
18/11/2025 - Redação
A hipertensão pulmonar é uma síndrome clínica e hemodinâmica que resulta no aumento da resistência vascular na pequena circulação, elevando os níveis pressóricos na circulação pulmonar. Este aumento de resistência pode estar associado a várias condições médicas subjacentes ou a uma doença que afete exclusivamente a circulação pulmonar.
Os riscos do transtorno esquizoafetivo
18/11/2025 - Redação
A definição de transtorno esquizoafetivo ainda precisa de maior consenso, podendo ser uma variante da esquizofrenia, na qual os sintomas do humor são excepcionalmente proeminentes e comuns; uma forma grave de transtorno depressivo ou bipolar, na qual os sintomas psicóticos não cedem completamente entre os episódios de humor; ou duas doenças psiquiátricas relativamente comuns concomitantes, a esquizofrenia e um transtorno de humor (transtorno depressivo maior ou transtorno bipolar.
As implicações da doença de Gaucher
18/11/2025 - Redação
A doença de Gaucher é rara, autossômica recessiva, causada por mutações no gene GBA1, o que gera atividade deficiente da enzima beta-glicocerebrosidase, compromentendo o metabolismo de lipídeos complexos derivados da membrana plasmática. Como consequência há um acúmulo de glicocerebrosídeo ou glicosilceramida nos macrófagos. Esses agregados fibrilares dentro dos macrófagos mudam a aparência do citoplasma dessas células, que então são chamadas de células de Gaucher.
As causas da anemia por deficiência de ferro
11/11/2025 - Redação
A anemia por deficiência de ferro (ADF) é a anemia mais comum em todas as faixas etárias, devendo ser considerada como uma doença e não apenas como um sinal. É um agravante para a saúde e para o desenvolvimento de todos os portadores, pois está associada a pior qualidade de vida e pior prognóstico para doenças em geral.
As diretrizes terapêuticas de acidentes escorpiônicos
11/11/2025 - Redação
Os acidentes escorpiônicos, ou escorpionismo, é caracterizado pela picada de escorpião com ou sem inoculação de veneno (picada seca). Trata-se de um grave problema de saúde pública, especialmente em países de climas tropicais e subtropicais. A sua relevância se deve à frequência de ocorrência de casos e de seu elevado potencial de morbimortalidade, principalmente em crianças com idade = 10 anos.
Os parâmetros médicos da atrofia muscular espinhal
11/11/2025 - Redação
As atrofias musculares espinhais são um grupo diverso de desordens genéticas que afetam o neurônio motor espinhal. As diferentes formas de atrofias musculares espinhais estão associadas a numerosas mutações genéticas e significativa variabilidade fenotípica.
O protocolo clínico da hidradenite supurativa
11/11/2025 - Redação
A hidradenite supurativa, acne inversa ou doença de Verneuil é uma doença inflamatória, crônica e recorrente dos folículos pilosos. De causa multifatorial, a doença é influenciada por fatores intrínsecos como predisposição genética, alteração hormonal, hipertensão, dislipidemias ou resposta inflamatória sistêmica exacerbada; e fatores extrínsecos relacionados com obesidade, tabagismo, diabetes e atrito mecânico.








